terça-feira, 23 de novembro de 2010

Só podemos perder o que não temos

Uma grande amiga minha ao chegar em casa, logo senta-se na frente do pc e se depara com a publicação da colunista Sandra Maia no site de notícias yahoo, e então.... logo associa a publicação a minha pessoa e me envia essa pequena lembrança do print screen de sua tela do pc!Bom...como eu sempre digo amigos são aqueles que correm junto com agente...que percebem as mudanças e as necessidades da mudança e pra mim o "desapego" é uma forma mais sutil e consciente de mudar...mas como diz a autora do texto "mudar aquilo que é nosso" ou seja não se muda o que não nos pertence...aquilo que é TRANSITÓRIO!

Leiam o texto da colunista que segue abaixo: 

Só podemos perder o que não temos

Na última semana, terminei de ler um livro que um amigo muito querido me presenteou. Falava de auto-descoberta, auto-conhecimento – tratava de temas complexos sobre o expandir da consciência, ampliar o olhar sobre si mesmo – tudo banhado de espiritualidade e conceitos da psicologia. Enfim, dentre os inúmeros temas que pude revisitar ao ler esse livro, um em especial me chamou a atenção: a morte. Nesse capítulo o autor deixava claro um ponto que quero compartilhar com você: a questão da perda.
É verdade que toda perda é um processo dolorido, sofrido. Um processo que nos faz pensar e repensar, refletir sobre nossas vidas, nosso tempo, a forma como aproveitamos ou não esse milagre que é viver e se relacionar, estabelecer relações. Tudo isso faz sentido se ampliarmos o conceito da morte e compreendermos que morremos todos os dias e, renascemos todo amanhecer. A morte nada mais é que o fim de um ciclo e início de outro.
Desapego
E, se morremos, ou melhor, perdemos algo de um lado, de outro ganhamos com certeza. Morrer, romper, terminar, deixar – tudo isso demanda desapego, amor próprio, demanda o aceitar, confiar e agradecer o que recebemos. Um alento é saber reconhecer que só perdemos o que não temos. Explico: só perdemos o que não é nosso, não nos pertence, não agrega, não soma, não nos faz melhor.
Vou tentar clarear… Se só perdemos o que não temos – tudo o que temos levamos conosco. Sensações, emoções, sentimentos – tudo o mais é transitório. Isto é, se alguém próximo se foi, podemos sempre ficar com o que construímos. Com o que vivemos e experimentamos juntos. É de fato só isso o que temos – bons ou maus momentos.
Talvez por isso muitos afirmem que a felicidade é uma soma de bons momentos… Ser feliz é estar mais feliz do que triste no tempo que temos para administrar nessa passagem. O quanto antes conseguirmos entender que a vida é uma passagem, viver se tornará muito mais possível além de mais prazeroso, mais delicado.
Então, exercitar o desapego, o soltar as amarras e travas que nos distanciam do que temos de melhor – nós mesmos – ficará muito mais fácil. Saber o que temos é, por isso, parte do nosso crescimento. Do nosso auto-conhecimento, nossa auto-descoberta. E, para tanto, precisamos passar a olhar com os olhos da verdade, da beleza, da ética, do amor… No mais, tudo vai dar certo.
Máscaras
A questão é que, por vezes, temos tanto medo de olhar a nossa verdade que utilizamos diferentes artimanhas para nos afastar desse nosso centro. Vivemos assim com base no medo de sermos descobertos; na ilusão de que vamos conseguir enganar a todos, inclusive a nós mesmos e, nesse sentido, inflamos nosso ego, praticamos a vaidade, nos apegamos a uma imagem ou imagens que não podem ou jamais serão nossas.
Por isso sofremos. Sofremos nas nossas relações, na nossa existência. Afinal, bem no nosso íntimo sabemos que a máscara que tanto lustramos um dica cairá. E então vamos de uma única vez nos deparar com tudo o que fizemos para tentar tapar o sol com a peneira – a nossa alma, nossa essência – com os véus… Desiludimo-nos, perdemos o outro, perdemos a relação…
Em função de tudo isso fica aqui um convite: faça uma auditoria pessoal. Tente compreender o que é de fato seu e o que não é. Depois de tudo visto, liberte-se. A relação com certeza agradecerá… O outro e o seu ser também.


Pensem nisso!!!!

3 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ficou massaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    "eh simmmmmmmmm"
    alteração !
    eh simmmmmmmmmmmmmmmm!
    as vzs vc me axa chata qdo falo o q n te convém ( isso é o q eu acho), mas saiba q apenas quero o seu bem e n quero q vc sofra jamaiss! adoro vc e qq coisa estarei por aqui minha xatinha preferida kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Bjusssssssssssssssssssssss
    adoro !!!
    iráhhhhhhhhhhhhhhh
    mpdl sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee! \o/___________________________.....

    ResponderExcluir
  2. Anny sei de alguém que precisa ler isso...
    vc conhece tbm!!

    ResponderExcluir
  3. hummmm!!!realmente farei com que chegue nas mãos desse alguém... Concordo contigo!!!

    ResponderExcluir